top of page
Agatha bebê.jpg

Saúde Psicológica para o Bebê

Projeto Bebê Feliz: plantando saúde mental!

Você já se sentiu perdida sobre como desenvolver psicologicamente seu bebê da melhor maneira?

Ao invés de sentir-se segura de estar fazendo o melhor para o seu bebê se viu cheia de dúvidas, medos e ansiedades? Se perguntando se o seu bebê está indo bem? Se suas ações podem influenciar no surgimento de traumas ou doenças mentais?

Mesmo tendo certeza de amar o seu bebê com todo o seu coração parece que lhe falta um saber sobre como guiá-lo no melhor caminho? Nesse momento os pensamentos ficam confusos, bate a baixa autoestima e sobram conselhos de pessoas que querem te ajudar, mas te fazem se sentir uma mãe insuficiente. 

 

Por vezes você se esforça para acreditar em frases como "cada criança tem seu tempo"; ou "é assim mesmo"; ou "deixa, é coisa de criança"; ou ainda "personalidade forte, hein?!". Você sabe que essas frases são mentirosas, mas elas acalmam seu coração ou tentam. Porque no fundo, há alguma coisa que te preocupa no desenvolvimento do seu bebê. 

 

Assim como levamos nossos filhos ao pediatra desde o nascimento até os 2 anos para acompanhar a saúde global, existem detalhes do desenvolvimento psicológico que cabem ao psicólogo acompanhar. Então, idealmente cada bebê deve ter um psicólogo que acompanhe seu desenvolvimento psicológico e oriente seus pais no que diz respeito ao desenvolvimento saudável. Quando os pais já estão preocupados com o bebê, esse acompanhamento é imprescindível.

 

Meu trabalho é ajudar bebês a se desenvolverem de modo psicologicamente saudável especialmente pelo fortalecimentos de mamães e papais na condução de seus pequenos.

 

Realizo esse trabalho de forma amorosa, ética e com toda a delicadeza que bebês, mamães e papais precisam nesse período que é tão intenso na vida de uma família. Os primeiros dois anos são intensos porque são um período de grandes transformações no cérebro do bebê. Nunca mais haverá um período de atividade cerebral tão intenso na vida de uma pessoa quanto esse. 

Quero te contar que sempre estudei saúde mental e me parecia muito estranho apenas falarmos em doenças mentais, então passei a me dedicar à prevenção nessa área. E acredite: a primeira infância é a fase em que a prevenção e a detecção precoce de problemas psicológicos alcançam os melhores resultados.

 

Sou psicóloga desde 2009, e ano após ano se fortalece em mim a certeza de que a prevenção é o melhor remédio. 

 

Sou mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR), onde me dediquei a estudar o desenvolvimento de bebês que passaram por internação em UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal). Eles são considerados bebês com risco para o desenvolvimento psicológico, assim como os bebês prematuros em geral e PIGs (pequeno para a idade gestacional), dentre outros. Ou seja, acompanhar o desenvolvimento psicológico é essencial para eles. 

De todo modo, todos os bebês merecem ter seu desenvolvimento psicológico acompanhado. Afinal, sempre digo que quem planta saúde mental, colhe felicidade.

Posso acompanhar sua família, cuidando da emoção dos pais e dos bebês. 

Entre em contato e agende o seu horário. Atendimentos online para falantes do português do Brasil e presenciais para São Bento do Sul e região. 

Lívia dos Santos Paula

CRP 12/08775

bottom of page